Pensar em segurança no trânsito, é pensar na segurança de todos, não apenas na sua. É uma questão de respeito e cidadania que envolve muitos fatores. E nesse momento que estamos vivendo, uma conduta prudente ao volante tem influência direta no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
A desobediência às normas do Código de Trânsito Brasileiro – CTB muitas vezes é responsável pela ocorrência de acidentes, que por sua vez podem resultar em feridos ou até mesmo mortos. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o acidentado, quando encaminhado ao hospital, ocupará um leito e mobilizará profissionais que poderiam estar atuando diretamente no tratamento de pacientes com a COVID-19. Além disso, vítimas de acidentes podem se tornar potenciais infectados com o novo coronavírus em razão da exposição no ambiente hospitalar.
Aproveitando o mês do Maio Amarelo, que convida a sociedade a refletir sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, listamos algumas dicas que podem auxiliar a tornar o trânsito menos caótico e violento, começando com a manutenção correta de seu veículo até a postura frente aos demais integrantes do trânsito.
Segundo o DPVAT, as falhas humanas são responsáveis por 90% dos acidentes de trânsito. É importante não se irritar com as provocações que acontecem no trânsito. Sua segurança e a das pessoas que está transportando e as demais envolvidas no trânsito, vale muito mais do que qualquer satisfação em dizer o que quer que seja para outro motorista.
Coloque-se no lugar do outro, empatia é muito importante para a segurança no trânsito, principalmente com os pedestres e veículos menores. Por mais que tenha pressa, vale a pena ser gentil e educado sempre. Dirigir é uma atividade que exige responsabilidade com todos os envolvidos no trânsito. Faça acordos consigo mesmo: se beber, se estiver cansado ou sob efeito de medicamentos não dirija.
Lembre-se: as crianças aprendem muito mais pelo exemplo do que pelas palavras. Se você é o tipo de pessoa que dirige acima da velocidade, é imprudente, xinga as pessoas no trânsito, é isso que está ensinando às pessoas que estão com você, em especial para as crianças. Reconheça que errou, peça desculpas.
Fonte: www.portaldotransito.com.br