Auxílio Reencontro
O Auxílio Reencontro integra as ações do Eixo Cuidado. Consiste em auxílio financeiro que será pago a quem se dispuser e demonstrar condições de acolher a pessoa em situação de rua. O Auxílio será pago em duas modalidades: Família e Moradia.
- A modalidade Família é voltada ao acolhimento realizado por pessoa física com vínculo prévio com a pessoa em situação de rua.
- A modalidade Moradia é voltada a subsidiar a locação, arrendamento ou hospedagem da pessoa em situação de rua, em unidades habitacionais completas ou parciais ou compartilhadas.
Poderão receber o Auxílio Reencontro as pessoas em situação de rua que comprovadamente constavam, na data da publicação do Decreto n° 62.149, de 24 de janeiro 2023, em algum dos cadastros da Prefeitura de São Paulo indicados no Decreto.
Nas duas modalidades, o Auxílio Reencontro será pago no valor de R$600,00 por pessoa em situação de rua acolhida e no valor de R$1.200,00 por família acolhida, ou seja, se tiver mais de uma pessoa acolhida. O processo de integração da pessoa em situação de rua com o acolhedor terá suporte e acompanhamento técnico multidisciplinar enquanto perdurar o benefício, realizado por meio de serviço que também está sendo criado no Decreto que cria o Programa Reencontro, a Casa Reencontro.
A Prefeitura está regulamentando os fluxos para implantação do Auxílio Reencontro. O auxílio terá seus primeiros beneficiários ainda no primeiro semestre de 2023.