Golpe do amor / Golpe Don Juan / Golpe sentimental
O golpe ocorre da seguinte forma:
Pessoas que estão em busca de um relacionamento amoroso, utilizam plataformas digitais para encontrar o par perfeito. Desta forma, criminosos criam perfis falsos nesses sites de relacionamento e, a princípio, por meio de conversas sedutoras e juras de amor, tentam ganhar a confiança da vítima.
Em um segundo momento, após envolver a vítima com declarações de amor, o golpista cria inverdades com intuito de obter vantagem econômica, em prejuízo da vítima.
As mentiras utilizadas pelos criminosos são as mais diversas como, por exemplo, usar a desculpa de que deseja conhecer pessoalmente a vítima e então pedir dinheiro emprestado a ela para comprar supostas passagens; ou então o estelionatário diz que está enviando um presente (jóia, ouro, dólares), mas que para retirar o pacote será necessário pagar uma taxa, fornecendo então uma conta bancária de pessoas de confiança do próprio
golpista.
Como evitar o golpe:
- a) Procure marcar encontros pessoais com o namorado(a) e, preferencialmente, em locais públicos;
- b) Desconfie da solicitação de empréstimo de altos valores, independentemente da situação relatada;
- c) Dialogue com parentes e amigos sobre o seu relacionamento e peça opinião deles sobre qualquer pedido de valor;
Caso tenha sido vítima, o que fazer:
- a) Não apague nenhuma da conversas realizadas com o possível criminoso;
- b) Tire cópia de todas estas conversas e comprovantes de depósitos ou transferências bancárias realizadas;
- c) Anote os dados das contas bancárias para as quais o dinheiro foi enviado, entre em contato com o gerente de sua conta bancária e tente bloquear o valor.
- d) Em posse de todas essas informações, procure a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa ou registre um Boletim de Ocorrência Eletrônico através do site da Delegacia Eletrônica https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br home na opção OUTROS CRIMES.