Palestra: “Os Impactos das Drogas nas Políticas Públicas”
Hoje, tivemos a honra de participar da palestra sobre “os impactos das drogas nas políticas públicas” ministrada pela Dra. Cláudia Gonçalves Leite, no auditório do SINDIMEI.
Organização: CONSEPI e ASPI.
Um estudo realizado com dependentes químicos do Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread) em Minas Gerais mostra que 67,5% utilizaram drogas entre 12 e 17 anos. Promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Social, o levantamento busca nortear as políticas públicas de combate às drogas no Estado.
A pesquisa faz uma breve análise do perfil dos usuários que frequentam o Cread. De acordo com o material, 83,5% dos pacientes são homens. Desse total, 51% tem hoje idade entre 25 e 29 anos.
O álcool é a porta de entrada para as drogas e foi relatado em 37% dos casos. Em seguida, aparece o tabaco com 32% das citações. A faixa etária da experimentação varia entre 12 e 17 anos. Atualmente, 17% dos respondentes fazem uso do crack.
O material também sinaliza uma relação entre as condições econômicas e sociais. A renda familiar de 38% dos entrevistados varia de zero a um salário mínimo. Para 40% dos participantes, a renda da família está entre um e três salários.